Pular para o conteúdo principal

Excelência no Ensino: Cotel é a 1ª no ranking do Vale do Paraíba, segundo Ideb

Por Simone Colombo

 

O Colégio Técnico de Lorena “Prof. Nelson Pesciotta” (Cotel) mantido pela Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da Universidade de São Paulo conquistou 6,7 no Ideb, a 1ª colocação no ranking das escolas do Vale do Paraíba e região. Mais de 14 mil escolas foram avaliadas no país.

 

Os dados foram divulgados no dia 14 de agosto pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) do Ministério da Educação. O Ideb é um indicador do Governo Federal que avalia a qualidade do ensino das escolas públicas do país. O resultado se dá por meio de dois pilares: a taxa de rendimento escolar e as médias obtidas em português e matemática nos exames aplicados pelo Inep.

 

“O resultado do IDEB reflete não apenas o compromisso com a educação de qualidade, mas também a excelente preparação dos alunos, que têm se destacado nos principais vestibulares do país. A combinação de um Ensino Médio e Técnico de excelência, inserido no ambiente universitário, tem sido fundamental para o sucesso acadêmico dos nossos estudantes.” comemora a Diretora do Cotel, a Profa. Elisângela de Jesus Cândido Moraes. Para ela, os bons resultados acadêmicos são um reflexo direto do empenho de todos e do ambiente educacional estimulante cultivado no Colégio. 

 

O Cotel se encontra na Área I da Escola de Engenharia de Lorena EEL-USP.  Os alunos usufruem das mesmas instalações que os estudantes da graduação da Universidade: Bibliotecas, laboratórios didáticos, restaurante universitário, áreas de esporte e lazer. As aulas do ensino médio concentram-se no período da manhã. No período da tarde são ministradas as aulas do ensino técnico em química. O corpo docente conta com professores da USP, servidores graduados da EEL e professores efetivos do Colégio.

 

Atividades extracurriculares podem fazer a diferença

 

O Cotel realiza anualmente Saraus, onde os estudantes são convidados a expressar sua arte apresentando poemas, músicas, peças teatrais, pintura entre outros. Outra atividade anual que instiga os jovens à criatividade e ao desenvolvimento de habilidades é a Feira de Ciências e Cultura do Cotel. O evento é uma forma de instigar os jovens a colocarem em prática os conhecimentos científicos e mostrá-los a outros estudantes que vêm visitar a Feira. Para isso, eles precisam usar toda sua criatividade para apresentar as teorias e experimentos científicos de uma forma didática, mas ao mesmo tempo, atraente, lúdica e descontraída. 

 

Alunos se apresentando no Sarau deste ano. Foto: Simone Colombo

 

 

A Diretora do Colégio conta que em 2022 foi implantada uma inovação à matriz curricular: a disciplina Projeto de Vida, que tem como objetivo agregar outras habilidades extracurriculares na formação acadêmica dos alunos. “A disciplina Projeto de Vida no Ensino Médio é essencial para ajudar os alunos a traçar metas pessoais e profissionais, preparando-os não apenas para o mercado de trabalho, mas também para a vida. Ela incentiva o autoconhecimento, o planejamento e a tomada de decisões conscientes, fortalecendo a autonomia dos jovens e contribuindo para que se tornem protagonistas de suas próprias trajetórias.”, diz a Profa. Elisângela Moraes, Diretora do Colégio e uma das professoras ministrantes da disciplina. 

 

Em 2024 mais uma disciplina foi implantada no Colégio: Aceleração para o Vestibular. Com foco no preparo dos alunos para os vestibulares e ENEM, onde os jovens seguem um cronograma com diferentes matérias, abordagens e professores. Todas essas atividades envolvem os alunos promovendo habilidades como trabalho em equipe, liderança, desenvoltura, proatividade, entre outros.

 

Feira de Ciências e Cultura do Cotel 2023. Estudantes de escolas da região ouvem explicações dos alunos do Cotel sobre o DNA. Foto: Simone Colombo

 

O Cotel oferece anualmente 40 vagas para o curso do Ensino Médio e Técnico em Química. As vagas são disputadas na sua maioria por adolescentes concluintes do ensino fundamental que participam de um Processo Seletivo que chega a uma concorrência de 10/1 (candidato/vaga). Estudantes de escolas públicas têm uma bonificação de 15% na nota final obtida. Atualmente há 119 alunos matriculados no Colégio. Os estudantes em sua maioria são da cidade de Lorena, mas jovens de outras cidades da região também procuram o Cotel em busca de excelência no ensino. 

 

A Diretora do Cotel acredita que o Colégio está no caminho certo para alcançar o topo do ranking “O apoio da Direção da Escola de Engenharia de Lorena – EEL – USP e da supervisão da Rede USP, o comprometimento dos alunos, aliado à dedicação da equipe de funcionários e alunos do colégio, tem sido fundamental para o sucesso nas avaliações. Esse esforço conjunto reflete a confiança de que os próximos resultados serão ainda mais expressivos.”, finaliza. 

 

A Feira de Ciências e Cultura do Cotel deste ano acontece entre os dias 03 e 05 de setembro e todas as escolas da região são convidadas.

 

As inscrições para o Processo Seletivo do Cotel abrem dia 02 de setembro.